, Estante da Andréa

Fazer de conta que as coisas vão bem… Quem nunca?! Até parece que, fingir, torna o cenário menos caótico e mais colorido. Só parece porque a vida continua sendo concreta e visceralmente real. Reconhecer o peso dessa concretude pode ser um passo a mais rumo à liberdade. Mas isso tem seu preço: enxergar e ser enxergado.

Maquiar a realidade é uma opção para viver? Sim. Só que não soluciona nada dos dilemas que insistem em brotar no caminho de cada um. Maquiagem disfarça mas o poro aberto e inflamado da vida continua lá.

Numa situação em que viver a vida de cada dia esteja sendo um exercício frustrante e sofrido, ter amigos pode ser um toque de frescor e alívio. Eu disse: amigos. Ou seja, aqueles humanos que realmente têm a intenção de enxergar a gente além do que nós temos sido e feito.

Amigos são como caçadores. Eles perseguem um alvo: fazer companhia ao nosso coração. Enfiam na cabeça que nos querem bem e não sossegam até confirmarem que o bem nos alcançou. O tal do amigo é ser estranho. Costuma lembrar quem somos mais do que nós mesmos. Quando estamos prestes a esquecer quem somos e quanto valemos, eles nos lembram como portadores de lucidez rara em momentos de instabilidade e crise.

Uma das habilidades que gente amiga tem é a de não se confundir com os artefatos que lançamos mão para conservar o engano sobre nós mesmos. Há ocasiões que estar enganado a nosso próprio respeito parece ser a única verdade que possuímos. Amigos podem ser aqueles que não se deixam seduzir pelas nossas performances que nada mais são que táticas de fuga. Amigos – de verdade – não fogem de nós. Eles nos estimulam ao autoconfronto mas não toleram nossa automutilação. Encaram nossa nudez e nos cobrem.

Amigos fazem falta na vida de quem precisa de salvação e amadurecimento. Ter Deus como amigo nos salva e ter amizade de pessoas nos aprimora. Meu desejo é que tenhamos ambas. Deixar de ser inimigo de Deus é, sem dívida, a maior dádiva possível. Em seguida, ter relacionamentos de amizade com outros humanos pode ser uma escola humanizadora. Que 2021 seja um marco para o rompimento com a acomodação na falta de vínculo.

16 respostas
  1. Camila
    Camila says:

    Eu bem sabia que esse texto seria incrível, só não imaginava tanto! Amigo é abraço quentinho no coração, amigo amigo de Deus então, é água no deserto!

    Responder
  2. Tatiana Muller
    Tatiana Muller says:

    Amo sua vida! Suas palavras são tão necessárias Andrea. Obrigada por sua amizade, mesmo que você não me conheça, pois sinto cuidado em cada palavra que você fala.
    Com amor, sua amiga Tatiana.

    Responder
  3. Danúbia
    Danúbia says:

    “Há ocasiões que estar enganado a nosso próprio respeito parece ser a única verdade que possuímos. Amigos podem ser aqueles que não se deixam seduzir pelas nossas performances que nada mais são que táticas de fuga. ”
    Que texto maravilhoso. Deus os abençoe.

    Responder
  4. Letícia Gabrielli
    Letícia Gabrielli says:

    Este Texto descreve muito o que meus amigos são para mim. Espero poder ser a eles da mesma forma. Uma caçadora!

    Obrigada, Andréa!

    Responder

Deixe uma resposta

Quer juntar-se aos comentários ?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *